Tiques, palavrões e preconceito. Conheça a síndrome que atinge uma em cada 100 pessoas

Tiques, palavrões e preconceito. Conheça a síndrome que atinge uma em cada 100 pessoas
Compartilhe este artigo

Neste episódio do podcast falamos de uma doença que não é rara, mas que desperta curiosidade e muitas vezes provoca um misto de risos e preconceito

Imagine a seguinte situação: você está numa praça, num parque, num supermercado ou em qualquer outro lugar público. E de repente surge ao seu lado uma pessoa que, sem avisar, começa a apresentar tiques, mostrar a língua e xingar as outras pessoas dos mais variados nomes e palavrões.

O que passa pela sua imaginação? Qual seria sua reação?

Bom, seja qual for a sua imaginação ou a sua reação, é bom que saiba que isso pode não ter nada a ver com problemas psíquicos. Podem ser apenas as reações motoras da Síndrome de Tourette. Uma doença que atinge uma em cada 100 pessoas e, portanto, não é rara, mas que gera situações bem embaraçosas por falta de conhecimento.

Quem conversou com a gente e explicou o que é a doença, como se manifesta, o tratamento e tudo sobre preconceito foi a psiquiatra, especializada em Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome de Tourette, Ana Gabriela Hounie.

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Ana tem ainda doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e escreveu o livro “Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette“, publicado pela Artmed. No podcast, a médica revela os motivos que a levaram a escrever o livro.

Para saber mais, acesse o link mais abaixo e ouça nosso podcast.

Clique aqui e assista ao vídeo “Three men whit tourettes go on holiday“, citado no podcast.

O livro “Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette“, da psiquiatra Ana Gabriela Hounie, você encontra no formato físico ou PDF. Vale pesquisar, pois os valores variam muito.

Foto: Ana Gabriela Hounie/Acervo Pessoal

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *