Diversidade na educação infantil

Diversidade na educação infantil
Compartilhe este artigo

A discussão sobre diversidade é um tema inesgotável e -apesar de antigo- atual. Nesse episódio do podcast, o bate-papo foi sobre diversidade na educação infantil.

Para nossa entrevistada, Janine Rodrigues, os conflitos da diversidade são tão antigos que sempre existiram e, por isso, não podemos nem dizer que se intensificaram nos últimos anos. A diferença é que hoje eles deixaram de fazer parte apenas de grupos específicos e estão sendo compartilhados.

Janine é educadora, escritora e fundadora da Piraporiando, uma empresa que aposta em novas tecnologias para a educação. Ferramentas que ela utiliza para reforçar a importância da educação antirracista, antibullying e sem preconceitos, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer suas próprias histórias e, também, a pensar naquilo que desejam ressignificar.

A educadora ressalta que um dos principais pontos que aborda quando dialoga com crianças é pedir que façam uma reflexão sobre o que é diferença. Para ela, falar de diferença só é possível quando existe uma referência, um parâmetro. Sendo assim, sugere que se faça uma reflexão de que não há diferença. “O que existe é a diversidade. E isso pode parecer uma coisa muito obvia, mas faz muita diferença quando se fala de educação”, explica.

E conclui o pensamento: “Quando a gente pensa na importância da diversidade na educação, a primeira coisa é que a gente já não considera o outro ou a história e a cultura do outro como uma história diferente e sim como uma história diversa.”

Entre os muitos assuntos do nosso bate-papo, ressalto duas frases marcantes de Janine.

“Ninguém dá o que não tem”, com essa frase, ela explica porque precisamos apoiar e ajudar na formação dos educadores, que muitas vezes são cobrados por algo que não foi oferecido a eles.

E por fim, “Uma pessoa que não sabe conviver com a diversidade está fadada ao fracasso e à solidão. Não tem como (ser diferente), somos seres sociáveis […].”

Para saber mais, acesse o link abaixo e ouça o podcast

Foto: Janine Rodrigues/Divulgação

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais


Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *