Pessoas com gagueira

Pessoas com gagueira
Compartilhe este artigo

Fonoaudióloga desmitifica as causas da gagueira e explica como o preconceito afeta a vida de quem tem esse distúrbio.

Nesse episódio do podcast do Viver sem Preconceitos, um bate-papo bem descontraído e cheio de informações com a fonoaudióloga Anelise Junqueira Bohnen, sobre um distúrbio que durante muitas décadas foi levado na brincadeira, a gagueira.

Tanto que, pais e familiares por falta de conhecimento, muitas vezes desconversavam! Era mais fácil brincar com a situação e não responder.

E quem “ganhava” com isso era o preconceito, que só crescia.

Cresceu e se tornou importante fonte de discriminação contra pessoas com gagueiras em diferentes situações, como por exemplo: nas propagandas que relacionam insegurança à gagueira e com professores mal preparados que forçam o aluno com o distúrbio a falar na frente dos amigos “para perder a timidez”.

A fonoaudióloga explica como infecções de repetição podem ser causadoras de gagueira na infância e porquê, quem ouve, geralmente é mais ansioso do que a pessoa com gagueira, que tenta falar.

Anelise, que é presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, de Nova Iorque (EUA), ainda desmitifica as causas da gagueira e conta como o preconceito afeta a vida de quem tem esse distúrbio.

E você, sabia que tentar ajudar uma pessoa com gagueira, tentando adivinhar o que ela quer falar, é um erro?
Então, para saber mais, acesse o link mais abaixo e ouça o podcast.

Quer conhecer as atividades e os trabalhos desenvolvidos no Instituto Brasileiro de Fluência, clique aqui. Lá, você encontra também alguns personagens que contam suas histórias e mostram como a vida de uma pessoa com gagueira -e sem preconceitos- pode não ser muito diferente da sua.

Nos links abaixo, você pode assistir a vídeos do IBF e conhecer duas histórias de pessoas que gaguejam: um empresário e um neurologista.
Vale lembrar que os vídeos ficam mais interessantes depois de ouvir a nossa entrevistada, no podcast da semana.

https://www.youtube.com/channel/UC9Gad8lAj8oXKR_F12HmJGQ/videos

https://www.youtube.com/watch?v=BlZeHh7GCXs&t=32s

https://www.youtube.com/watch?v=E8rtsTaGe0Y&t=60s

Foto: Anelise Junqueira Bohnen/Arquivo Pessoal

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *