A deficiência de quem vê

A deficiência de quem vê
Compartilhe este artigo

As diferentes maneiras de se enxergar uma mesma paisagem. No Podcast de hoje

Algumas coisas não precisam ser ditas. O título desse podcast não foi dito pelo entrevistado e nem perguntado por mim.

Cleber Souza e Maria Rita de Paiva Souza são pessoas comuns e formam um casal parecido a muitos outros. Eles adoram viajar, conhecer lindas praias, regiões montanhosas e fazer ecoturismo. Até aqui, tudo bem! Só que essa história vai mudar um pouco e por isso decidi levantar uma questão. Algo para você ler e deixar fluir a empatia, nem que seja por um breve momento.

Veja só: você está em uma viagem pela exuberante natureza de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Sua turma está a caminho dos rios nos quais poderão nadar e brincar a valer, mas de repente você descobre que entre tantos novos amigos há um casal de cegos e que eles estão ali para se divertir, exatamente como você…
O que passa pela sua cabeça? Você pensa em ajudar?
Ou você é do tipo pé na porta, o ignorantão, que vai logo pensando: “P…, o que é que esse casal veio fazer aqui nesse lugar tão maravilhoso? Num vai ver nada”.

Pois é, se você estranhou qualquer uma das duas possibilidades acima, fique sabendo que elas existem. No caso do Cleber e da Maria Rita, o bom dessa real história na cidade de Bonito, é que o desfecho foi bem feliz. Algo bem diferente da viagem ao Jalapão, pois o casal foi até “ameaçado” de ser enviado de volta a São Paulo.

Família Souza

Ela é totalmente cega, ele enxerga 10%, o que, como o próprio Cleber diz: “é o suficiente para eu me virar”. O bate-papo do podcast dessa semana foi com ele, que conta ainda outras ótimas histórias, como a da viagem do casal à Disney e de quando eles se envolveram em um complicado processo, que resultou numa polemica transformação arquitetônica para melhor acessibilidade das dependências do prédio em que moravam, em São Paulo.

Quer saber mais? Acesse o link e ouça o podcast.

Fotos: Arquivo Pessoal.
Foto em destaque: Cleber Souza e Maria Rita de Paiva Souza

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *