Em defesa da mulher
Nesse episódio do podcast, uma luta que desconhece fronteiras, a defesa dos direitos das mulheres
“A luta das mulheres não é uma luta apenas do Brasil, é uma luta do mundo“, é o que entende nossa entrevistada, Ivânia Vieira, quando perguntada sobre a violência contra a mulher no Brasil.
Ivânia, que é jornalista e colunista do diário A Crítica, de Manaus, também é mestra em linguística aplicada e doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, a UFAM, onde leciona na Faculdade de Informação e Comunicação.
Para ela, vivemos uma sociedade patriarcal onde se legitima esse tipo de violência, em que a mulher morta ou violentada acaba sendo criminalizada.
“E a mídia é corresponsável porque se interessa se a vítima usava batom, se tinha cabelos longos ou curtos, se usava blusa curta…“, ressalta, endossando o dito popular de que “a culpa é da minissaia“.
A jornalista diz que há uma necessidade de se pensar em como devemos atuar, de maneira que essa atuação se reflita numa gradativa redução e até eliminação do crescente número da violência e do feminicídio. Temos que “compreender que matar uma mulher pela questão de gênero é algo que a justiça não pode fazer de conta. A justiça tem que cobrar e punir“, exatamente como faz com outros tipos de crimes.
E como sua luta em defesa da mulher amazonense se estende à mulher indígena, ela contou ainda o quanto a xenofobia tem atrasado o entendimento da cultura indígena pelo homem branco.
Ela é uma das fundadoras e trabalha em três organizações importantes para as mulheres e para os povos originários: a Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi); o Fórum de Mulheres Afro-Ameríndias e Caribenhas (Fmac); e o Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (Musas).
Links prometidos no podcast
Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi)
Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas (Musas).
Matéria Lei Maria da Penha
Carta de Itacoatiara
Para saber mais, acesse no link abaixo e ouça o podcast
Foto: Ivânia Vieira/Arquivo Pessoal
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!