Protegendo sua Privacidade: cuidados com redes wi-fi públicas

Protegendo sua Privacidade: cuidados com redes wi-fi públicas
Compartilhe este artigo

O tema central desse mês ainda é sobre a segurança que as pessoas maduras devem ter ao manuser a internet. Afinal, no artigo passado falei a respeito de segurança e da necessidade de proteger nossas contas de e-mail conectadas ao nosso dispositivo.

Por Álvaro Sena Filho*

Além de gerenciar as contas conectadas em seus dispositivos, outro aspecto importante da segurança tecnológica que a pessoa madura deve considerar é o uso de redes wi-fi públicas. Embora seja conveniente acessar a internet em locais como cafés, aeroportos e shoppings, redes wi-fi públicas podem representar um risco para a segurança dos dados pessoais.

Quando você se conecta a uma dessas redes, suas informações podem ser interceptadas por hackers que estão na mesma rede. Isso significa que qualquer informação pessoal que você enviar ou receber, como senhas, dados bancários e informações de login, pode ser acessada por terceiros mal-intencionados.

Para proteger sua privacidade ao usar redes wi-fi públicas, aqui estão algumas dicas simples, mas eficazes:

  1. Evite transações sensíveis: procure não realizar transações bancárias ou acessar informações sensíveis, como contas de e-mail ou redes sociais, enquanto estiver conectado a uma rede pública. Se possível, espere até estar em uma rede segura e privada.
  2. Use uma VPN: uma rede virtual privada (VPN) cria uma conexão criptografada entre o seu dispositivo e a internet, protegendo seus dados contra espionagem. Considere usar uma VPN confiável sempre que precisar acessar a internet em locais públicos.

Usar uma VPN pode parecer complicado para alguns idosos, mas há algumas opções que são simples e fáceis de usar, veja:

  1. Mantenha seus dispositivos atualizados: certifique-se de que seus dispositivos estejam sempre atualizados com as últimas correções de segurança. Isso ajudará a protegê-lo contra vulnerabilidades conhecidas que os hackers podem explorar.
  2. Ative o firewall: muitos dispositivos têm um firewall embutido que pode ajudar a bloquear o tráfego malicioso de entrar em seu dispositivo. Verifique se o firewall está ativado em seu dispositivo para uma camada extra de proteção.
  3. Desative o compartilhamento de arquivos: Ao conectar-se a uma rede Wi-Fi pública, desative o compartilhamento de arquivos e impressoras em seu dispositivo para evitar que outros usuários na rede acessem seus arquivos.

Seguindo essas precauções simples, os idosos podem desfrutar dos benefícios da tecnologia enquanto protegem sua privacidade e segurança online.

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Foto: Centre for Ageing Better/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

Colunistas

Colunistas

Coluna semanal de nossos articulistas, sempre com temas variados sobre a diversidade e a luta contra o preconceito e as discriminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *