Protegendo sua Privacidade: cuidados com redes wi-fi públicas

O tema central desse mês ainda é sobre a segurança que as pessoas maduras devem ter ao manuser a internet. Afinal, no artigo passado falei a respeito de segurança e da necessidade de proteger nossas contas de e-mail conectadas ao nosso dispositivo.
Por Álvaro Sena Filho*
Além de gerenciar as contas conectadas em seus dispositivos, outro aspecto importante da segurança tecnológica que a pessoa madura deve considerar é o uso de redes wi-fi públicas. Embora seja conveniente acessar a internet em locais como cafés, aeroportos e shoppings, redes wi-fi públicas podem representar um risco para a segurança dos dados pessoais.
Quando você se conecta a uma dessas redes, suas informações podem ser interceptadas por hackers que estão na mesma rede. Isso significa que qualquer informação pessoal que você enviar ou receber, como senhas, dados bancários e informações de login, pode ser acessada por terceiros mal-intencionados.
Para proteger sua privacidade ao usar redes wi-fi públicas, aqui estão algumas dicas simples, mas eficazes:
- Evite transações sensíveis: procure não realizar transações bancárias ou acessar informações sensíveis, como contas de e-mail ou redes sociais, enquanto estiver conectado a uma rede pública. Se possível, espere até estar em uma rede segura e privada.
- Use uma VPN: uma rede virtual privada (VPN) cria uma conexão criptografada entre o seu dispositivo e a internet, protegendo seus dados contra espionagem. Considere usar uma VPN confiável sempre que precisar acessar a internet em locais públicos.
Usar uma VPN pode parecer complicado para alguns idosos, mas há algumas opções que são simples e fáceis de usar, veja:
- Mantenha seus dispositivos atualizados: certifique-se de que seus dispositivos estejam sempre atualizados com as últimas correções de segurança. Isso ajudará a protegê-lo contra vulnerabilidades conhecidas que os hackers podem explorar.
- Ative o firewall: muitos dispositivos têm um firewall embutido que pode ajudar a bloquear o tráfego malicioso de entrar em seu dispositivo. Verifique se o firewall está ativado em seu dispositivo para uma camada extra de proteção.
- Desative o compartilhamento de arquivos: Ao conectar-se a uma rede Wi-Fi pública, desative o compartilhamento de arquivos e impressoras em seu dispositivo para evitar que outros usuários na rede acessem seus arquivos.
Seguindo essas precauções simples, os idosos podem desfrutar dos benefícios da tecnologia enquanto protegem sua privacidade e segurança online.
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Álvaro Sena Filho/Abrati
Colunista VSP

Fundador e presidente da Abrati. Nascido no interior de São Paulo, Álvaro trabalhou na roça até os 15 anos, hoje coordena a instituição que oferece ao público 50+ um espaço de convivência com cursos e atividades gratuitas como informática, Inglês, dança, exercício físico funcional sênior, yôga Terapia, terapia grupo de movimento, pilates, arteterapia, coral, hatha yoga, body combat sênior e karatê sênior entre outras.
Foto: Centre for Ageing Better/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
![]()
![]()
![]()
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.