Influência familiar e sucesso escolar infantil

A importância na relação e do papel da família na aprendizagem
Por Melaine Machado*
A relação entre família e escola é um dos pilares fundamentais para o sucesso escolar das crianças. Estudos mostram que a participação ativa da família no processo de aprendizagem pode impactar diretamente o desempenho acadêmico, a autoestima e a motivação dos pequenos. Mas, afinal, o que significa “participação ativa”? Como o ambiente familiar pode contribuir para uma trajetória escolar mais saudável e produtiva?
– A família como primeiro espaço de aprendizagem –
Muito antes de a criança entrar na escola, ela já está aprendendo com sua família. As interações cotidianas – desde conversas simples até o incentivo à curiosidade e à autonomia – são cruciais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Crianças que crescem em um ambiente estimulante, com adultos que leem para elas, que respondem às suas perguntas com interesse e que valorizam suas descobertas, tendem a se sentir mais seguras e confiantes ao enfrentar desafios escolares.
Além disso, é em casa que a criança aprende valores essenciais, como respeito, empatia, disciplina e persistência. Esses valores influenciam diretamente sua relação com colegas, professores e o próprio aprendizado.
– O impacto do apoio familiar no sucesso escolar –
Apoiar a jornada escolar de uma criança não significa apenas cobrar boas notas, mas demonstrar interesse genuíno pelo que ela está aprendendo. Algumas atitudes que fazem a diferença incluem:
- Criar uma rotina de estudos: Ter um horário regular para fazer lições de casa e revisar conteúdos ajuda a criança a desenvolver disciplina e organização.
- Valorizar o esforço mais do que o resultado: Ao invés de apenas elogiar notas altas, reconhecer o empenho da criança fortalece sua motivação intrínseca.
- Manter um diálogo aberto: Perguntar sobre o que ela aprendeu, ouvir suas dificuldades e demonstrar apoio emocional são formas de torná-la mais segura no ambiente escolar.
- Estimular a curiosidade e o pensamento crítico: Explorar temas de interesse da criança fora da escola, levá-la a museus, bibliotecas e eventos culturais amplia seu repertório e fortalece sua relação com o conhecimento.
– A relação Escola-Família e a inclusão –
Para crianças neurodivergentes ou com necessidades específicas, a parceria entre escola e família torna-se ainda mais essencial. Muitas vezes, desafios no aprendizado não são sinais de falta de capacidade, mas sim de um ambiente que não se ajusta às necessidades individuais da criança. O diálogo entre pais, professores e profissionais especializados possibilita a criação de estratégias mais eficazes e acolhedoras para o desenvolvimento infantil.
– Construindo uma educação mais humanizada –
O sucesso escolar vai além das notas e do desempenho acadêmico. Crianças que crescem em um ambiente onde o aprendizado é visto como algo prazeroso, onde são incentivadas a errar, tentar novamente e se expressar sem medo, tornam-se adultos mais criativos, resilientes e confiantes.
Por isso, é essencial que as famílias compreendam seu papel como parceiras no processo educativo. A escola pode ensinar conteúdos, mas é a família que constrói as bases emocionais para que a criança possa aprender com segurança e alegria. Afinal, mais do que bons alunos, precisamos formar pessoas que saibam pensar, sentir e transformar o mundo ao seu redor.
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Melaine Machado
Colunista VSP

Profissional de Educação Física, psicomotricista clínica, especialista em desenvolvimento infantil. Criadora dos Projetos “Brincar Sensorial ” e “SOS mães atípicas” (a importância de cuidar de quem cuida). Desde 1996 tem proporcionado a inclusão social das crianças por meio do BRINCAR, que são atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento. Nas redes sociais aborda os temas em @melaine_motricidade.
Foto: Kaboompics.com/Pexels

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