Estratégias Atualizadas para os Profissionais Maduros no Mercado de Trabalho
Depois de uma longa jornada como profissional e chegar aos 50 anos, você sabe o que é necessário para se destacar no mercado de trabalho? Então, conheça algumas estratégias que podem ajuda-lo
Por Mórris Litvak*
O mercado de trabalho para pessoas 50+ no Brasil atual não é exatamente o que podemos chamar de estável, aliás, muito pelo contrário; vivemos tempos em que voltar à ativa depois dos 50 anos tende a ser um desafio.
O que se enxerga são empregadores que relutam e aceitar pessoas com mais idade, pois acreditam que essas pessoas ou não estão atualizadas, principalmente com relação às novas tecnologias ou que, por outro lado, vão exigir altos salários em virtude de sua vasta experiência.
Isso sem falar que ainda há o preconceito de que essas pessoas têm dificuldade de trabalhar com os mais jovens. Tudo isso gera uma expectativa muito negativa nesses trabalhadores.
Neste cenário em constante mudança, a busca por emprego para profissionais maduros, aqueles acima dos 50 anos, requer uma abordagem atualizada.
Aqui estão 11 estratégias para você se destacar no mercado de trabalho atual:
- 1. Abordagem Transformadora para o Currículo
Evite a mentalidade antiquada sobre o currículo, focando-se menos na idade e mais nas habilidades. Concentre-se em experiências relevantes dos últimos 10 anos e não sinta a necessidade de mencionar a data de formação.
- 2. Autopromoção Digital
Adapte-se às tendências digitais, mantendo-se atualizado com novas ferramentas e plataformas. A demonstração de uma mentalidade digitalmente avançada pode contrariar qualquer preconceito sobre falta de habilidades digitais.
- 3. Abrace a Flexibilidade
Solicite arranjos de trabalho flexíveis, se necessário. A flexibilidade tem se tornado mais aceita e é uma excelente maneira de equilibrar as demandas de trabalho e de vida pessoal.
- 4. O Valor da Adaptação
Considere a busca por novas qualificações como um sinal de sua adaptabilidade. Esta é uma forma de mostrar aos empregadores potenciais que você está disposto a crescer e aprender.
- 5. Seja o seu maior Defensor
Autoestima é a chave. Seus anos de experiência lhe conferem uma visão única e valorosa. Destaque suas realizações em seu perfil do LinkedIn e currículo, ao invés de focar no que lhe falta.
- 6. Networking reinventado
Utilize a tecnologia para manter-se conectado com colegas, amigos e familiares. Este é um recurso poderoso que pode ajudar na descoberta de oportunidades de emprego.
- 7. O Poder da Informação
Ao buscar oportunidades, pesquise a fundo as empresas. Entender as necessidades do empregador pode ajudar você a alinhar suas habilidades e experiências às demandas da empresa.
- 8. O Ataque é a melhor Defesa
Não aguarde passivamente por oportunidades de emprego. Seja proativo, envie seu currículo para empresas de interesse e considere trabalhos freelance para expandir sua rede e ganhar experiência.
- 9. Oportunidades Curtas, Ganhos Longos
Trabalhos temporários ou de curto prazo podem abrir portas para oportunidades de emprego em tempo integral. Além disso, permitem expandir sua rede e ganhar experiência.
- 10. Educação Contínua
Continuar aprendendo é uma maneira eficaz de aumentar a sua empregabilidade. Aproveite a grande quantidade de cursos e treinamentos disponíveis online.
- 11. Resiliência e Positividade
Por fim, mantenha uma atitude positiva, mesmo frente aos desafios. A busca por emprego pode ser desafiadora, mas a resiliência e o otimismo podem facilitar o processo. Lembre-se, como profissional maduro, você traz um conjunto valioso de habilidades e experiências. Valorize isso e siga em frente com confiança.
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP
Mórris Litvak/Maturi
Colunista VSP
Fundador e CEO da Maturi, empreendedor social e palestrante. Formado em Engenharia de Software pela FIAP de São Paulo, Mórris Litvak tem pós-graduação em Gestão da Inovação Social pelo Amani Institute.
Foto: Kampus Production/Pexels
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.