Intolerância, preconceito ou o correto é Respeito?
Como vivenciar a religião influencia na Fé; como a Fé pode nos livrar do preconceito; ingredientes que podem nos levar às boas práticas da cidadania e da espiritualidade
Por Cristina Angelini
Tolerância é um termo do latim “tolerare” o significado é “suportar” ou “aceitar”. Eu diria: tenho que aceitar.
Preconceito é ter um conceito prévio sem conhecer, sem interagir e já ter um conceito formado.
Ser preconceituoso em qualquer circunstância nos afasta do conhecimento e da convivência. Sempre que aprendemos algo ou trocamos falas e escutas com pessoas que pensam diferente enriquecemos o nosso repertório e assim, passamos a refletir sobre atitudes diferentes das nossas e é por isso que o conhecimento é libertador. Ele possibilita que cada pessoa tire as suas próprias conclusões.
Quando o preconceito começa a demonizar a fé a religião passa a ser instrumentalizada e a essência do ensinamento sagrado transforma amor em ódio e o julgamento de que deus é o melhor: o meu ou o seu. E quando não há mais o que falar e brigar, vem a máxima para encerrar a conversa: “religião não se discute”.
Religião, de fato, não é para ser discutida, mas vivenciada. Se todas as pessoas que têm fé praticassem um terço do ensinamento religioso, o mundo estaria livre do preconceito.
Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando, o resultado do nosso esforço só pode ser alcançado em equipe. Conviver é sempre um desafio, portanto é necessário se despir de preconceitos para que a entrega do trabalho em equipe seja satisfatória, para a empresa e para o grupo.
É nessa hora que precisamos vivenciar as boas práticas da cidadania e da religiosidade ou da espiritualidade de cada um. Fará toda a diferença no resultado. Pense nisso no seu próximo desafio em equipe.
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP
Cristina Angelini
Colunista VSP
Profissional com mais de 40 anos de experiência em comunicação, é mestre pela Faculdade Cásper Líbero e graduada em Jornalismo e Relações Públicas. Diretora do Canal Angelini no Youtube, entrevista líderes religiosos com foco na disseminação da cultura do encontro e da paz.
Foto em destaque: Pixabay
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.