Drag Queen: A liberdade de quebrar barreiras

Drag Queen: A liberdade de quebrar barreiras
Compartilhe este artigo

Você conhece uma Drag Queen? Seja como for… comece a espalhar o glitter!

Por Nelly Winter*

Drag Queen é sobre ultrapassar limites e se expressar livremente. Trata-se de ter coragem para se defender e lutar por aquilo em que acredita, e abraçar sua identidade sem permitir que alguém a defina por você. A confiança dá coragem a ela superar qualquer adversidade que venha enfrentar neste mundo.

Uma Drag Queen usa suas cores, perucas, saltos, maquiagem e muito mais para lutar contra o ódio e a injustiça onde quer que eles existam. Sua maquiagem e suas cores vibrantes servem como um lembrete do poder que elas têm sobre si – como uma armadura que ajuda a continuar, mesmo quando os obstáculos surgem pelo caminho. Por isso, a Drag Queen é mais do que apenas uma declaração de moda – é uma liberdade que não pode ser tirada de sua personalidade!

Drag Queens são uma expressão de libertação, celebração e autoexpressão. Elas oferecem um espaço que desconserta/desajusta as convenções sociais e libera as pessoas para explorar seu verdadeiro eu – em liberdade e alegria. E isso é algo verdadeiramente mágico.

Elas nos divertem com suas falas espirituosas, nos ensinam por meio de histórias de resiliência e nos inspiram com sua coragem de seres ousados sem remorso diante da opressão. Drag queens não conhecem limites quando se trata de ultrapassá-los enquanto defendem o que acreditam com ou sem maquiagem. O objetivo é usar suas cores e alegrias para combater o preconceito onde quer que ele se encontra. Uma drag estando “montada” pensa imediatamente quais serão os obstáculos daquele dia – tangíveis e intangíveis – na busca pela liberdade de expressão.

Drag Queens tomaram a sociedade quase que por um assalto, reivindicando a narrativa da liberdade e transcendendo as fronteiras de uma maneira única. Elas usam sua presença para expressarem seus pensamentos e ideias e encontrarem o poder dentro de si para tornar o mundo um lugar melhor.

A arte Drag nos permite mergulhar em um mundo onde a criatividade não conhece limites e nos ajuda a combater a discriminação, quebrar barreiras sociais, celebrar nossas individualidades e valorizar a diversidade. As cores Drag nos dão permissão para criar nossa própria identidade, não importa quem somos ou de onde viemos.

Estes artistas nos mostram como a liberdade deve ser – corajosa, colorida, feroz, mas, ao mesmo tempo, carinhosa. Hoje, mais do que nunca, precisamos de bravas guerreiras que não aceitam mais injustiça contra ninguém – Drag Queens estão aqui para empoderar umas às outras e fazer o melhor nos palcos, no cinema, em podcasts, no mundo independentemente de onde estiverem e ocupar o lugar de fala e mostrar que é uma arte com respeito e com amor.

Como drag queens, e aqui eu me enquadro, estamos constantemente forçando os limites dos papéis e normas de gênero para criar um mundo mais diverso e aberto. Não somos apenas artistas e animadores, mas também guerreiros destemidos que buscam quebrar as barreiras da injustiça ao nosso redor. Sempre que colocamos nossas perucas, saltos e maquiagem; não é apenas para parecer bonito e fabuloso, mas também para enviar uma mensagem poderosa contra o ódio e a discriminação. Com nossas cores vibrantes e energia, mostramos ao mundo que a diversidade deve ser celebrada a todo custo e a marginalização da nossa arte nos afeta de forma horrorosa.

Como artista, expresso minhas frustrações, amplio minha história e luto contra a injustiça por onde passo. Toda vez que coloco uma peruca e salto alto, estou armado com as habilidades e histórias para quebrar as barreiras sociais que nos impedem de alcançar a verdadeira liberdade. Ser drag faz com que eu me sinta empoderada e encorajada a enfrentar qualquer batalha que esteja diante de mim e me ajuda a recuperar meu poder individual e meu lugar na sociedade. E usar minhas forças e voz para combater o ódio sempre que ele aparecer é como criarei um mundo onde todos pertencem.

As drag queens se tornaram agentes de mudança e vozes para aquelas, cujas lutas não são ouvidas. Elas usam o poder de sua arte para quebrar barreiras sociais e desafiar o conservadorismo para que conheçam a diversidade. Seus figurinos vibrantes, maquiagem e perucas criam um espaço incrível onde elas podem se expressar livremente, inspirar outras pessoas e celebrar a diversidade.

Vestidas com a aparência feroz, as drag queens são assumidamente autênticas enquanto enfrentam o que a vida lhes oferece, limões, o que serão feitos deles? Com sua ousadia, vem a vontade de combater o ódio em todas as suas formas, ao mesmo tempo em que trazem cor às comunidades que enfrentam injustiças há muito tempo. As Drag queens nos mostram o que significa ser resiliente dentro e fora do palco, provando que todos nós podemos olhar as adversidades diretamente nos olhos com confiança e coragem.

O fascínio das drag queens reside em sua coragem resiliente e uma determinação de lutar contra a injustiça e criar uma vida colorida para os oprimidos e calados pela sociedade. Sempre que se montam, já estão se preparando para enfrentar os obstáculos que se colocam em seu caminho. Elas nunca têm medo de ousar para enfrentar o ódio, não importa quais sejam as consequências. As drag queens têm uma capacidade inigualável de romper barreiras e abrir portas.

Drag Queens são mais do que apenas personagens coloridas em um palco; elas são ativistas determinadas pela igualdade e liberdade de gênero. Com suas perucas, saltos e maquiagem, as Drag Queens quebram barreiras todos os dias apresentando performances no palco que inspiram outras pessoas a serem elas mesmas.

Ao abraçar sua escolha de roupas, maquiagem e acessórios, as Drag Queens estão enviando uma mensagem ao redor do mundo: que não aceitaremos ficar em silêncio sobre questões que nos interessam. Sempre que começamos a falar usando perucas e saltos, imediatamente combatemos as mais variadas formas de preconceito que existirão em nossas sociedades naquele dia – mas com performances coloridas como nossa arma de escolha, podemos lutar contra o ódio e celebrar a liberdade juntos. Vamos todos lutar pelo que é certo para colorir a vida com esperança!

Juntos somos mais fortes, unidos somos imbatíveis!

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Nelly Winter
Colunista VSP

Cuiabana de chapa, artista, escritora, publicitária, poetisa, palestrante, mestre de cerimônias e cerimonialista, questionadora de tabus, voluntária em ONG’s, apaixonada por pessoas, fascinada por divas do pop, amante de livros e DRAG QUEEN. O podcast DragPod é apresentado por ela. Nelly Winter foi criada por Thon Silva há 20 anos. E o que era hobby no início, hoje tem o objetivo debater os tabus sociais, com a finalidade de desmistificar rótulos impostos por uma sociedade machista.

Foto em destaque: Kaka di Polly, drag queen ícone da noite LGBTQIA+, que faleceu recentemente/Reprodução Instagram

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Colunistas

Colunistas

Coluna semanal de nossos articulistas, sempre com temas variados sobre a diversidade e a luta contra o preconceito e as discriminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *