Combate ao preconceito em estádios terá painel na BFExpo 2022

Racismo, homofobia e assédio sexual dentro dos estádios são alguns dos temas a serem discutidos
*Por Stelita Ximenes
Em ano de Copa do Mundo, quem curte o esporte não pode perder a 2ª edição da Brasil Futebol Expo – o maior evento sobre educação, negócios e entretenimento da América Latina – que promete abordar um tema polêmico e muito importante: Como combater o preconceito dentro dos estádios brasileiros?
Promovida pela CBF, a BFExpo 22 acontecerá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Nomes de destaque na área como Grafite, ex-jogador de futebol e comentarista do Grupo Globo; Carlos Renan dos Santos Evaldt, presidente da Ligay, a liga amadora de futebol que reúne clubes da comunidade LGBTQIAP+; Fernanda Dias Coelho, CEO e fundadora do “Deixa Ela Jogar”; Igor Benevenuto, árbitro da CBF e VAR FIFA e Marcelo Medeiros Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol estarão reunidos para falar sobre racismo, homofobia e assédio sexual.
Mais de 200 palestrantes se revezarão em cerca de 70 cursos para atender mais de 9 mil pessoas que preencherão as vagas distribuídas para aprimorar os conhecimentos com profissionais do Brasil e do exterior, nas áreas de Marketing, Comunicação, Direito, Medicina, Gestão Esportiva, entre outras.
O painel “Ofensas preconceituosas realizadas nas arenas – Responsabilidade desportiva e penal especial” acontece no dia 7 de setembro, às 13h, e será dividido em duas partes. A primeira, terá a participação de quatro integrantes do Judiciário que discutirão o que a Justiça tem feito e como ela pode avançar nas punições ao preconceito.
Estarão presentes Eduardo Vargas, presidente da Comissão de Direito Desportivo e membro relator da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR; Leonardo Pacheco, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; Mario Ramidoff, desembargador do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná); e Maurício Neves Fonseca, vice-presidente administrativo do pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Na sequência, o painel receberá pessoas que já sofreram ou que ainda são vítimas de preconceito para compartilhar experiências e discutir sobre como a comunidade do futebol e a sociedade em geral precisam extinguir esses tipos de comportamentos.
As inscrições para o painel “Ofensas preconceituosas realizadas nas arenas – Responsabilidade desportiva e penal especial” já estão abertas.
Para garantir sua presença basta acessar o site da BFExpo 22 e efetuar a compra. As vagas são limitadas.
*Stelita Ximenes é colaboradora do Portal VSP
Ilustração: Reprodução Internet

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
![]()
![]()
![]()
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.