Junho, mês do orgulho LGBTQIA+

Junho, mês do orgulho LGBTQIA+
Compartilhe este artigo

Começou o mês do orgulho LGBTQIA+, então orgulhe-se! Mas o que é orgulho?

Por Cleber Siqueira

Sei que esse não é meu Lugar de Fala e, mesmo tendo a consciência de que há mais de 20 anos sou criticado exatamente por isso, vou “falar” mesmo assim…

Lembro do primeiro papo que tive com meu sobrinho logo depois dele, aos 14 anos, assumir a homossexualidade; disse a ele que seria extremamente importante e necessário que fizesse terapia, não por ele e nem por aquilo que ele se descobria, mas para ter forças para enfrentar o preconceito que viria.

Para ele foram poucos anos de “armário”, mas para a maioria LGBTQIA+ são muitos e para outros, eternos anos.

Então, do lado de cá da fala, percebo que ter orgulho é conhecer a liberdade, e orgulhar-se da libertação, mas não é só!

É conhecer cada passo das vergonhas e dos medos vividos, é sentir na memória cada movimento do pulmão tentando puxar o ar dentro de um armário fechado e escuro, e lembrar da ansiedade que causava a claustrofobia.

É não ter como apagar a imagem das pessoas que você mais amava e respeitava zombando e humilhando tudo aquilo que representa a comunidade LGBTQIA+.

É sentir o eterno dissabor de seu pai o colocando para fora de casa.

É lembrar do sentimento de impotência que causa a dor calada depois da perda de uma pessoa querida para a LGBTfobia.

É lembrar e sentir a dor de cada uma dessas perdas e derrotas e saber que venceu.

É não ter mais medo de mostrar ao mundo que se no início o trataram como algo menor, hoje você é gigante e se antes o menosprezavam, agora você se orgulha de olhar no olho dessas mesmas pessoas mostrando que as diferenças estão zeradas e que daqui pra frente só cabe a ela aceitar ou… aceitar!

Por fim, é ter a certeza que passou por tudo isso e que, apesar das feridas, ainda está de pé. Em pé e sabedor que a luta não acabou, mas que está preparado para o que der e vier.

Nesse mês, mais do que nunca, é tempo de comemorar as vitórias; é época de celebrar as conquistas, e jamais esquecer que essa é a data que nos ensina que todo dia é dia de ter orgulho.

Então, com o pulmão limpo e a respiração solta… orgulhe-se!

Foto: Annika Rose/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar
as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *