Luta contra a LGBTfobia, um caminho em direção à diversidade e inclusão

Luta contra a LGBTfobia, um caminho em direção à diversidade e inclusão
Compartilhe este artigo

No último dia 17 de maio celebramos o Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, um marco no que se refere à diversidade e inclusão. Abaixo, segue uma breve história do que a data representa para mim

Por Henrique Chirichella*

Eu sempre me senti diferente. Desde os meus primeiros anos da infância. Eu não entendia exatamente o que era. Mas sentia que não me encaixava.

Na minha adolescência, me tranquei em um quarto. Passava horas em frente ao computador ou mergulhado nos meus livros favoritos. Tentava me entender.

Com a falta de informação sobre sexualidade, com a discriminação e com o preconceito, me vi em uma luta dolorosa e silenciosa. O pouco conteúdo sobre pessoas LGBTQAIP+ na mídia era sobre a violência que a comunidade sofria ou o alívio cômico em programas de variedades.

Cresci com a falta de referência de um relacionamento homoafetivo saudável. Não sabia e não conseguia me aceitar. E não sabia se era possível me relacionar.

Em 2011, quando o STF deu o passo histórico e reconheceu a União homoafetiva como núcleo familiar, eu já tinha 22 anos. Ali, entendi que eu só queria uma coisa: amar e ser amado. O sonho de ter uma família era possível.

Demorei mais alguns anos para me aceitar. No ápice dos meus 25 anos, depois de ter uma infância e adolescência roubadas pelo preconceito, eu decidi finalmente ser eu mesmo. E minha vida mudou. Resolvi lutar para que a sociedade seja um lugar melhor para pessoas como eu. Como nós.

Hoje, nos meus 34 anos, encontrei o amor ao lado do Thiago Sartorato Oliveira. A sociedade evoluiu – temas como diversidade e inclusão permeiam as empresas, temos pessoas trans no congresso e as maiores vozes da música nacional atual são LGBTs. Todavia, notícias sobre LGBTfobia são destaque semanalmente. Não temos os mesmos direitos que o resto da população. E alas políticas conservadoras tentam legislar contra e restringir nossas conquistas.

É uma luta constante. Para, simplesmente, alcançarmos um objetivo: sermos felizes em nossa plenitude.

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Foto: Thiago Sartorato Oliveira

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar
as regras propostas por eles.

Colaboradores

Colaboradores

Espaço destinado aos nossos colaboradores habituais. Seus textos podem variar entre artigos e matérias, mas sempre com temas que abordem a diversidade e a luta contra o preconceito e as discriminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *