Dicas para a pessoa madura usar a tecnologia com segurança
No artigo de hoje: algumas dicas de como os dispositivos que nos conectam à internet podem ser usados com segurança
Por Álvaro Sena Filho*
Em novembro de 2023, em meu primeiro artigo para o Portal Viver Sem Preconceitos, A importância da tecnologia na vida das pessoas 60+, eu falei sobre como a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e como seu uso contribui para o aumento da expectativa de vida; falei de alguns estudos e pesquisas feitos sobre o tema e como ela pode auxiliar na socialização dos longevos, além de facilitar o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas à demência.
Porém achei importante deixar para um segundo momento, uma das questões mais importantes para quem está começando a utilizar a tecnologia: a segurança! Por isso, no artigo de hoje, passo a você algumas dicas de como os dispositivos que nos conectam à internet podem ser usados com segurança.
O computador e internet conectados formam uma das principais ferramentas para acessar a maioria dos recursos tecnológicos; os smartphones são dispositivos versáteis que podem ser usados para uma variedade de tarefas, como fazer chamadas, enviar mensagens, acessar a internet e usar aplicativos. Por isso, saiba que você terá de aprender a usar esses dispositivos para ter acesso à tecnologia.
Se sentir necessidade, busque ajuda de familiares, amigos ou de instituições como a Abrati que tem como objetivo de ajudar os idosos que tiverem dificuldades para aprender a usar a tecnologia.
Dicas importantes de segurança: Os idosos são um grupo especialmente vulnerável a golpes e fraudes online. É importante que os idosos aprendam sobre segurança online, como evitar clicar em links suspeitos, compartilhar senhas com outras pessoas e fazer compras online de forma segura, por mais que pareça difícil, a tecnologia é simples de usar, basta que o idoso quebre a barreira do medo do desconhecido e se esforce para aprender a tecnologia, muito idosos desistem sem conseguir progredir, importante se esforçarem para aprender, costumo dizer que é como andar de bicicleta, quando não sabemos achamos dificuldades, mas depois que se aprendemos, dificilmente esquecermos. Aprenda o conceito básico da tecnologia, depois tudo fica muito claro, as dificuldades em aprender algo novo é comum para a maioria das pessoas, por isso que a persistência deve ser uma amiga para quem não quer ser um Analfabyte (Analfabeto Digital).
Atenção!
Muitas pessoas têm suas informações expostas sem ter conhecimento de como isso pode os prejudicar se não tiver os devidos cuidados com suas contas (e-mail cadastrado em seu celular).
Todas as pessoas são obrigadas a ter uma conta de e-mail para utilizar seus smartphones, com isso é importante que tenhamos cuidados para saber quais aparelhos estão conectados em nossas contas. Para saber, basta seguir os passos abaixo.
- Em seu smartphone, acesse a opção de “Configuração,
- Escolha a opção “Google”,
- Toque em “Gerenciar sua conta Google”,
- Acesse o menu “Segurança”,
- Em segurança, navegue até a opção “Gerenciar todos os dispositivos”.
Seguindo os passos acima, você vai conseguir verificar quais os aparelhos estão conectados em sua conta, em caso de suspeita, toque sobre o dispositivo conectado e toque em sair e mude sua senha (Crie uma senha de fácil memorização).
Conclusão:
A tecnologia pode ser uma grande aliada para os idosos, proporcionando maior independência, conexão social, manutenção da saúde, entretenimento e muito mais. É importante que os idosos tenham acesso à tecnologia e que recebam orientação sobre como utilizá-la de forma segura e eficaz.
Nos vemos no próximo mês. Até lá!
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP
Álvaro Sena Filho/Abrati
Colunista VSP
Fundador e presidente da Abrati. Nascido no interior de São Paulo, Álvaro trabalhou na roça até os 15 anos, hoje coordena a instituição que oferece ao público 50+ um espaço de convivência com cursos e atividades gratuitas como informática, Inglês, dança, exercício físico funcional sênior, yôga Terapia, terapia grupo de movimento, pilates, arteterapia, coral, hatha yoga, body combat sênior e karatê sênior entre outras.
Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.