No dia do Halloween, não vamos esquecer do Saci

No dia do Halloween, não vamos esquecer do Saci
Compartilhe este artigo

Hoje, 31 de outubro, é dia do Halloween, das bruxas… do Saci. Que tal se todos estiverem juntos?

Por Cleber Siqueira

Jorge Benjor já dizia, e eu concordo “Moro / Num país tropical / Abençoado por Deus / E bonito por natureza…“, e a letra continua um pouco além das belezas naturais; fala da felicidade do brasileiro, uma homenagem ao país e seu povo acolhedor.

Um Brasil que acolhe personagens das mais diferentes culturas e mostra ao mundo como é importante ter um povo formado pela diversidade. Por outro lado, muitas vezes fica fácil perceber como, no processo de integração das culturas, deixamos de lado o mais importante: as nossas tradições.

Hoje, 31 de outubro, celebra-se nos Estados, na Irlanda e alguns outros países, o Halloween, ou o Dia das Bruxas. Data em que casas são decoradas com suas tradicionais abóboras e as crianças saem de porta em porta pedindo doces ou oferecendo travessuras. Uma festa -sem raízes brasileiras- que ano a ano tem se tornado cada vez mais comum em nosso país.

Mas ai você me pergunta: e o que o Saci tem a ver com isso? Eu respondo: tudo!

O Brasil é um país de belezas naturais invejáveis; de um povo acolhedor reconhecido em todo mundo; de uma diversidade étnica e cultural que não tem semelhança em nenhuma parte do planeta. Mas que, mesmo com tantos pontos positivos, muitas vezes ainda sofre com baixa autoestima e assim prefere importar o que vem de fora, o que chega… dos Estados Unidos.

Eu digo baixa autoestima porque acredito que se não fosse ela, nós teríamos mais força (e coragem) para brigar contra esses enlatados culturais que o capitalismo nos força garganta abaixo. Simples assim!

– E o Saci? –

Opa, é verdade, eu já ia esquecendo dele de novo. Você percebeu, né?!

Percebeu que foi mais ou menos assim que aconteceu com o Saci? Foram esquecendo dele, esquecendo… esquecendo… e ai chegou o Halloween para ocupar o lugar.

Mas eu estou aqui para lembrar que DIA 31 DE OUTUBRO É O DIA DO SACI PERERÊ, um dos mais importantes personagens do folclore brasileiro, um ícone do nosso imaginário; numa data criada para resgatar e valorizar nossa cultura e nossas tradições.

Vale lembrar que o 31 de outubro é celebrado como Dia do Saci desde o início dos anos 2000 em algumas cidades paulistas, como São Luiz do Paraitinga, por exemplo, mas a data foi criada oficialmente para todo país em 2013 e, diferente do que muita gente pensa, a ideia nunca foi de uma oposição ao Halloween, mas sim de um movimento para valorização do folclore brasileiro.

E, lembrando o que falei lá no comecinho do texto, se o Brasil é o país da diversidade, se nosso povo e nossa cultura são resultados da miscigenação, por que então excluir um antigo personagem de uma nova cultura? Vamos celebrar a diversidade e a miscigenação, vamos celebrar o Saci curtindo o Halloween. Afinal, o dia das bruxas também é do Saci.

Ilustração: Adobe Stock

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *