Paz

Paz
Compartilhe este artigo

Esse artigo não é sobre a paz que Gilberto Gil traz em sua música “A paz”: ‘Eu pensei em mim / Eu pensei em ti / Eu chorei por nós / Que contradição / Só a guerra faz / Nosso amor em paz /…’. Mas letra e texto nos fazem repensar sobre a paz que queremos… ou que merecemos!

Por Cristian Angelini*

Paz é a palavra do momento, o desejo nos corações e na mente de muitas pessoas, diria que na maioria da humanidade. Repare, que pra ter paz é necessário: respirar, refletir, respeitar, rever a vida, praticar a justiça.

A Paz é fruto da justiça. A justiça social e humanitária. É a chamada empatia. Eu tenho fome e sede, portanto, o outro ser humano, também, precisa de água e alimento. Parece simples.

Somos todos humanos, a grande maioria tem fé, portanto, reconhecemos Deus ou a centelha divina em cada ser, mas a vida tem mostrado que a arma que mata e destrói tem sido usada para contrariar a vida, a paz e que Deus não pode contra o armamento. Quando olhamos a destruição sempre pensamos – Senhor, misericórdia! Mas esquecemos que não cumprimos os seus ensinamentos. Não reconhecemos, sequer o direito da existência de quem pensa diferente de nós. Eu diria que é quase impossível viver dentro de uma bolha “fazendo de conta” que nada é comigo: fome, miséria, guerras, seca, enchente, desmatamento, destruição, pessoas morando nas ruas, enfim problema não é comigo, mas estamos todos conectados, de alguma forma, portanto, é necessário: refletir, rezar, orar, meditar e vivenciar a paz interior pra que possamos enfrentar: as dores, as tristezas, as angústias do mundo real que vivemos.

E é necessário colocar a sua fé em prática. Olhe do lado, saia da sua casa e você verá que até chegar na próxima quadra alguém precisa da sua colaboração. Olhe a sua agenda de telefone e converse com seus amigos, seus familiares e você vai se surpreender com a reação do outro lado.

Em tempos de tantos aplicativos, receber uma ligação telefônica de uma pessoa querida, é uma alegria. Coloque os pés na realidade, respire e siga em frente. Precisamos uns dos outros independente da ideologia, da crença religiosa, da sexualidade, da raça e da cor para que possamos sobreviver e tentar viver em paz.

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Cristina Angelini
Colunista VSP

Profissional com mais de 40 anos de experiência em comunicação, é mestre pela Faculdade Cásper Líbero e graduada em Jornalismo e Relações Públicas. Diretora do Canal Angelini no Youtube, entrevista líderes religiosos com foco na disseminação da cultura do encontro e da paz.

Ilustração: Katie Rainbow/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Colunistas

Colunistas

Coluna semanal de nossos articulistas, sempre com temas variados sobre a diversidade e a luta contra o preconceito e as discriminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *