Desbrinquedo
O dia da crianças está chegando. Qual é o verdadeiro significado da data? Qual a melhor maneira de comemora-la? Dando presentes ou presenteando com sua presença?
Por Melaine Machado*
A presença sempre será o melhor presente pra as crianças. Sendo que quando falo “presença” quero dizer que os responsáveis pelas crianças estejam desconectados das redes sociais e conectados de forma analógica aos seus filhos. O Dia das Crianças é uma data comemorativa que celebra a infância e a importância das crianças em nossas vidas. No entanto, muitas vezes, essa data é associada ao consumismo e à pressão para comprar presentes caros para as crianças.
O consumismo infantil pode ser prejudicial para as crianças, pois pode levar a uma série de problemas, como a falta de habilidades financeiras, o estresse financeiro e a falta de valorização do que é realmente importante na vida. Além disso, o consumismo infantil pode ser prejudicial para o meio ambiente, pois muitos brinquedos são feitos com materiais não biodegradáveis e acabam em aterros sanitários.
Para evitar o consumismo infantil no Dia das Crianças, é importante que os pais conversem com seus filhos sobre o verdadeiro significado da data e incentivem atividades que não envolvam compras e que também pode ser uma oportunidade para promover valores como o amor, a união familiar e o compartilhamento. É possível celebrar a data de maneira significativa sem ceder ao consumismo desenfreado. Então vamos presentear as crianças com sua presença e que tal construir um brinquedo exclusivo com seus filhos?
Feliz dia das crianças!
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP
Melaine Machado
Colunista VSP
Profissional de Educação Física, psicomotricista clínica, especialista em desenvolvimento infantil. Criadora dos Projetos “Brincar Sensorial ” e “SOS mães atípicas” (a importância de cuidar de quem cuida). Desde 1996 tem proporcionado a inclusão social das crianças por meio do BRINCAR, que são atividades lúdicas que auxiliam no desenvolvimento. Nas redes sociais aborda os temas em @melaine_motricidade.
Foto: PNW Production/Pexels
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.