A Luz e a Sombra

Conhecer as sombras, a escuridão, nos faz valorizar a luz. E quanto mais vivemos as duas situações, mais nos familiarizamos a elas e mais as valorizamos. E, no artigo de hoje, o sr. José nos ensina um pouco sobre os valores da vida
Por Cristina Angelini*
Quando tudo parece dar errado é comum ouvir ou pensar “quem está me desejando isso?” ou “o que fiz para merecer?”
Só é possível saber e sentir a importância da LUZ porque sabemos o que é a sombra. Enfrentar o dia a dia pode ser uma barra para muitos, mas tudo depende do ponto de vista de cada um.
Fico constrangida quando vejo um catador de reciclado, que colabora e muito para limpar o Planeta, puxando uma carroça. Me dá uma tristeza, mas outro dia decidi parar e conversar com um deles. Sr. José, um homem negro, magro, com poucos dentes, chinelo de dedo quase com a sola furada empurrando uma carroça. Perguntei se era muito cansativo, se era muito pesado. Ele olhou pra mim e me disse – “Esse é o meu ganha pão. Assim, eu me sustento e sustento minha família“. Eu disse, “mas a cidade está tão suja“. Ele respondeu – “sim está, mas essa sujeira me ajuda a comer, e eu faço a minha parte. Limpo o que é possível“.
Confesso que fiquei sem palavras, ofereci uma ajuda pro almoço, ele aceitou e me agradeceu.
Sr. José continuou andando pelas ruas, olhando as lixeiras, catando o reciclado, muitas vezes, deixado nas esquinas. O sol brilhava e ele continuava a caminhar e sempre em frente.
Refleti sobre muitas teorias que já li, que já divaguei em conversas com amigos e pensei, sr. José sem a teoria tem a noção exata da importância da sombra e da Luz. “…e eu faço a minha parte. Limpo o que é possível“.
Minha conversa foi rápida, mas penso que ele reflete a vida olhando pra frente – quem sabe amanhã será, de fato, um novo dia.
Fiquei pensando será que ele acredita que alguém envia energias ruins pra ele? Ou será que ele pensa é o que temos – vamos em frente. Quando estamos andando muito tempo no sol pensamos na sombra de uma árvore para descansar e quando nos deparamos com dias chuvosos sentimos falta do calor e da luz do sol. E aí é necessário refletir sobre o equilibro da vida. Será mesmo que quando enfrentamos uma dificuldade são energias ruins vindas de outro ser humano?
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Cristina Angelini
Colunista VSP

Profissional com mais de 40 anos de experiência em comunicação, é mestre pela Faculdade Cásper Líbero e graduada em Jornalismo e Relações Públicas. Diretora do Canal Angelini no Youtube, entrevista líderes religiosos com foco na disseminação da cultura do encontro e da paz.
Foto: LM Resíduos – Protagonistas na manutenção da sustentabilidade do planeta, catadores de material reciclável sofrem com precárias condições de trabalho

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
![]()
![]()
![]()
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.