Transtorno do Espectro Autista agora terá censo

Transtorno do Espectro Autista agora terá censo
Compartilhe este artigo

TEA entra no Censo 2022 do IBGE e, em breve, pela primeira vez o país terá uma estimativa real

Por Cleber Siqueira

O Viver Sem Preconceitos ressalta sempre que o autismo não tem rosto, não tem raça, não tem idade e nem sexo e que, diferente dos portadores de deficiências visíveis, o portador do Transtorno do Espectro do Autista (TEA), não têm traços característicos e por isso, muitas vezes é recebido com preconceito. Mas não é só, a desinformação e o desconhecimento são importantes agravantes para o problema.

Assim, a discriminação contra pessoas com espectro autista continua sendo um significativo obstáculo para o relacionamento social. Situações desagradáveis e constrangedoras, geralmente potencializadoras de novos problemas são encontradas em todas as partes: nas ruas, nas escolas e até na própria família.

No Brasil, em 2022, o Censo do IBGE colocou pela primeira vez, o autismo no radar das estatísticas. Agora será possível mapear quantas pessoas vivem com o transtorno e quantas podem ter. Os resultados, porém, ainda não foram divulgados.

Vale lembrar que, no país, antes do censo estimava-se a existência de dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um número que agora será atualizado e oficializado.

No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que uma em cada 160 crianças tenha o transtorno.

– Caminhada dos autistas –

No próximo dia 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e um dos eventos programados para São Paulo é a 4ª Caminhada Conscientização do Autismo, que acontecerá a partir das 14h00, no Memorial da América latina e a Associação Vozes Atípicas (AVA) vai lançar o livro em versão digital “RETRATO AZUL”.

Produzido pela própria AVA, o livro conta a história de 12 autistas, mostrando toda a diversidade do espectro. O livro conta com as imagens do fotógrafo Ricardo Barcellos.

Foto em destaque: José Neto, tem TEA e está presente no livro Retrato Azul/Por Ricardo Barcellos

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *