O envelhecimento visto com bons olhos

O envelhecimento visto com bons olhos
Compartilhe este artigo

O Age-Friendly incentiva a prática de se criar um ambiente saudável aos profissionais 50+. A Maturi, certificadora credenciada no país, promove evento para lançamento oficial da Certificação de Empresa Age Friendly no Brasil.

Por Cleber Siqueira

Para todos nós que imaginamos, ou mais que isso, desejamos ter uma vida longa, o envelhecimento é um fato. Para qualquer pessoa que a vida não for interrompida precocemente, o envelhecimento chegará.

Resta saber como cada um de nós envelhecerá; como caminharemos pela estrada do tempo que nos leva ao futuro: Nós respeitamos os mais velhos da forma como gostaríamos de ser respeitados? Estendemos a mão da maneira como podemos precisar, amanhã? E quando aquela pessoa um pouquinho mais madura caiu, nós a ajudamos a se levantar ou nos aproveitamos do seu tombo?

Bom, essas são algumas das questões que podem representar a nossa caminhada. Mas essas dependem de nós. E as que não dependem da gente, principalmente aquelas ligadas à nossa vida profissional?

O envelhecimento de um profissional é algo que vem sendo percebido nos últimos anos pelo forte impacto que tem causado na composição dos quadros funcionais em grande parte das empresas. A associação de um sem-número de demissões de pessoas consideradas mais velhas com a lenta absorção desse público no mercado de trabalho e um preconceito generalizado, que atinge tanto o profissional que ainda trabalha como aquele que procura recolocação, deixa diferentes setores de uma mesma empresa cada vez mais jovens.

O forte impacto se transformou em pauta de diferentes estudos e passou a ganhar destaque dentro das empresas. Seria necessário descobrir o que fazer para que esses profissionais maduros fossem incluídos e valorizados em seus locais de trabalho, criando assim um ambiente age-friendly que proporcionasse recursos humanos adequados a este público.

– Programa Certified Age Friendly Employer (CAFE) –

Desenvolvido por analistas e profissionais com especializações em remuneração, benefícios e RH, o Age-Friendly Institute criou há 17 anos, nos Estados Unidos, o Programa Certified Age Friendly Employer (CAFE), com o intuito de estabelecer as melhores práticas para um “empregador amigo dos trabalhadores maduros”.

O objetivo do programa é ajudar os candidatos a vagas de trabalho com mais de 50 anos, identificando empregadores comprometidos em considerá-los para um emprego adequado, livre de preconceito ou discriminação de idade, e reconhecer as empresas que valorizam os 50+ por seu conhecimento, maturidade, confiabilidade e produtividade.

– Maturi é certificadora credenciada –

Lançado com exclusividade no Brasil pela Maturi, a certificação selo “Age Friendly” trouxe um grande interesse das empresas e instituições que apoiam o combate ao etarismo e diversidade etária no país.

Em texto publicado no site da Maturi, Morris Litvak, CEO e fundador da organização ressalta que “o programa CAFE nos ajuda a cumprir a missão central e o propósito da Maturi. Estamos criando uma cultura que valoriza a sabedoria daqueles que já têm uma longa história de vida, o que é essencial para quebrar o paradigma existente no mercado de trabalho onde os idosos são vistos simplesmente como obsoletos.

Atualmente, em todo mundo, empresas tanto do setor público como privado participam do programa nos mais variados modelos de negócios.

No Brasil, a Sanofi, uma multinacional do ramo farmacêutico, se tornou a primeira empresa a conquistar o selo Age Friendly no país.

– Meetup Maturi –

No próximo dia 23 de março, será realizado o Meetup Maturi, um evento exclusivo para empresas em que será lançada oficialmente a Certificação de Empresa Age Friendly no Brasil. O momento ideal para -segundo um comunicado da Maturi – “se conectar com outros profissionais do mercado e aprender mais sobre como a Sanofi se tornou a primeira empresa Age Friendly do Brasil“.

O evento que será híbrido e gratuito contará com diversos painelistas, entre eles,Tim Driver, presidente do Age-Friendly Institute.

Quer conhecer boas práticas de diversidade e inclusão de profissionais 50+? Então se inscreva e aprenda com quem é referência no tema! Mas não demore, as vagas são limitadas.

Maturi Meetup: evento marca o lançamento da Certificação de Empresa Age Friendly no Brasil

– Serviço –

Quando
Dia 23 de março, das 9h00 as 11h00

Local
InovaBRA habitat. Rua da Consolação, 2302, 10º Andar

Inscrições
www.maturi.com.br/meetup

Foto em destaque: Andrea Piacquadio/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *