Se você já sofreu preconceito, esse papo aqui é contigo

Se você já sofreu preconceito, esse papo aqui é contigo
Compartilhe este artigo

Nada como um “bom papo” na busca do entendimento e da união, não é?

Por Cleber Siqueira

Você que é LGBTQIA+ e já sofreu LGBTfobia; que é negro, asiático ou nordestino e já sofreu racismo ou xenofobia; que é gordo e já sofreu gordofobia; mulher, que já passou pela misoginia; PCD, que sabe bem o que é capacitismo; pessoa madura, que se sente humilhado com o etarismo; e você que já passou por tantas discriminações por variadas outras formas de preconceito, vamos conversar?

Se você já passou por alguma discriminação e agora está lendo esse texto, significa que de uma maneira ou outra você está engajado numa causa. Muito provavelmente, na sua causa. E não só é justo que esteja, como tem o apoio do Viver Sem Preconceitos.

E quais são as pautas da luta por uma causa? Direitos, igualdade, equidade e fim da intolerância, entre outras possibilidades, não é? Ah, mas não podemos esquecer que também trata-se da busca por uma parceria, um companheirismo, um pedido de ajuda a todos, inclusive às pessoas que lutam por outras causas que, por empatia, podem participar da sua. Afinal, o que todos querem é eliminar as discriminações e os preconceitos, sejam eles quais forem, correto?! E pra isso, penso eu, nada melhor se estivermos todos juntos.

Eu não tenho dúvida nenhuma que, se você está numa causa, adoraria ter a “força” de quem está lutando em outra frente.

Porém, tenho dúvidas sobre o que você está disposto ou disposta a fazer. O que você faria pela causa do outro é o mesmo que você gostaria que as pessoas fizessem pela sua?

As batalhas de uma causa são tão pesadas que muitas vezes não pensamos nisso. Estamos sempre absortos em nossos problemas e no como devemos resolve-los.

Mas sabe como seria mais fácil resolve-los? Com a força dos outros, com a união de diversos grupos!

O Portal Viver Sem Preconceitos foi criado pra isso, pra promover essa união. Que tal juntar forças? Que tal se juntar a nós?

Se você já atua em alguma causa, ou não, mas apoia a diversidade e concorda que a união de todas as causas será mais forte na solução de cada uma delas, apoie a nossa causa. Apoie o Portal Viver Sem Preconceitos! Una-se a nós. Acompanhe nossas páginas, curta, compartilhe e, principalmente, comente, critique, dê sugestões. Nós precisamos de cada um de vocês.

Nos últimos meses muita gente decidiu fazer parte da nossa equipe e hoje temos como parceiros diversos articulistas falando de LGBTfobia; cidadania; PCDs e capacitismo; maturidade e etarismo; religião, espiritualidade, intolerância e respeito e direitos cíveis e criminais.

Muita gente chegou e tem mais gente chegando. Mas ainda falta você. Conto contigo?

Seu apoio deixará o todo muito mais forte.

Foto: Fauxels/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *