Dois anos não são dois meses!
Eu sempre acreditei que combater o preconceito aproxima as pessoas, pois elimina as diferenças e, consequentemente, tende a aumentar o respeito e o amor entre todos
Por Cleber Siqueira
Dois anos pode parecer pouco tempo, mas não são dois meses. Dois anos é tempo suficiente para sofrer, pensar em desistir, aprender, entender os desafios e crescer sem enxergar um fim. É tempo de muito trabalho e de transformações constantes.
Março 2023, o Portal Viver Sem Preconceitos faz 2 anos.
Tempo em que deixamos de ser UM e passamos a ser VÁRIOS. O Portal cresceu e se transformou.
Nossa linha do tempo pode ser resumida assim: em Março de 2021 escrevo as primeiras linhas do VSP no Facebook e em um blog da plataforma Medium; em abril nasce o site (na verdade, obra do meu amigo James Eduardo); em maio criamos o podcast, e em junho chego às redes sociais. De lá pra cá, muito trabalho.
Sempre adepto do experimental, utilizei a técnica em todas essas fases… e depois… e até hoje! Criar e experimentar criando, ajuda a transformar constantemente.
Acredito que “na vida, tudo tem que mudar para que continue sendo o mesmo“.
As notas do Viver Sem Preconceitos viraram matérias, as tímidas entrevistas do podcast deram espaço à grandes bate-papos e as redes sociais colaboraram na criação do Portal.
Foram dois anos de muitos desafios. Alguns me levaram a pensar seriamente em desistir. Porém, foram os mesmos que me ensinaram como continuar, como foi o desafio profissional da “mudança de chave”, que me obrigou a incorporar ao jornalismo da redação o jornalismo pelo lado do empresário; e o desafio íntimo, como foi o caso do podcast, que eu não me enxergava produzindo e me realizei apresentando.
Foram 30 semanas seguidas, 30 episódios que completaram a primeira temporada e me mostraram que estava na hora de mudar. Ele precisa mudar para continuar sendo o podcast VSP que, hoje, eu quero entregar a você.
E ele vai voltar… o mesmo, mas diferente.
A soma de tudo isso resultou no que considero o maior presente: a chegada de parceiros!
Sinto um orgulho imenso de dizer que o Portal Viver Sem Preconceitos deixou de ser o Cleber Siqueira.
Hoje, somos uma equipe com aliados como Raquel Rodrigues, no marketing; dra. Geny Lisboa no jurídico; Gabriela Fernandes, na edição; e os articulistas Ricardo Soares (literatura, vida e sociedade), Nelly Winter (LGBTQIA+), Ciça Cordeiro (PCD/capacitismo), Leandro Doorneles (espiritualidade e intolerância), dra. Geny Lisboa e dr. Irineu Ruiz (legislação, direito processual e discussão de casos), Cristina Angelini (religião e respeito), Maturi (etarismo e inserção de pessoas maduras no mercado), Abrati (bem estar e envelhecimento saudável).
Com os colunistas, a cada semana o Portal vai abordar a diversidade de um jeito que só o Viver Sem Preconceitos sabe proporcionar.
E a primeira coluna chega no próximo dia 8, com artigo do diretor de tv, roteirista, escritor e jornalista Ricardo Soares, um dos criadores do programa Metrópolis, da TV Cultura.
E tudo isso é só o começo. A equipe VSP vem pensando em novos desafios e elaborando os próximos passos. Aguarde!
Agora, sim! Agora posso afirmar que foram dois anos de muito trabalho, desafios, transformações e… conquistas!
E como diz a Raquel, “O tempo certo de construção de um novo caminho, que se abre, se renova e reforça a causa.“
Um caminho que também conta com a sua participação no nosso novo direcionamento, o “Movimento Viver Sem Preconceitos“, que se renova com a chegada dos parceiros e se reforça com a campanha que já está no ar: “Como seria o mundo sem preconceitos“.
E, por falar da campanha… Participe!
Grave uma mensagem com menos de 1 minuto dizendo seu nome e “como seria pra você o mundo sem preconceitos”.
Aí é só enviar o vídeo para o direct do @vspreconceitos, no Instagram e logo logo você aparecerá na nossa timeline.
Não deixe a discriminação vencer, pratique sempre a empatia e seja bem-vindo ao renovado Portal Viver Sem Preconceitos.
Foto: A imagem símbolo do Portal, o Girassol VSP, entre girassóis
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.