Drag queen, Ruth Venceremos, é escolhida como assessora de diversidade, da Secretaria da Comunicação
Filiada ao PT e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a drag queen se destacou pela defesa das pautas LGBTQIA+ e do movimento negro
*Por Gabriela Siqueira para o VSP
A drag queen Ruth Venceremos foi a escolhida pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para ocupar o cargo de assessora de diversidade e participação social. Ela é formada em pedagogia e mestre em educação pela Unicamp.
Pernambucana, é militante do MST – movimento do qual faz parte desde os 13 anos junto a sua família, atuando no momento como coordenadora educacional dentro da organização – e defensora de pautas LGBTQIA+ e movimento negro.
“O meu corpo, por si só, já fala, como eu costumo dizer. Sou uma bicha preta, nordestina, do interior do Pernambuco, com trajetória no MST. A gente viu que, no último período, as pautas que envolvem os direitos humanos foram excluídas do espaço do Executivo“, afirmou a drag queen em recente entrevista à Folha de S. Paulo.
Ruth Venceremos surge em 2015, assim que Erivan Hilário dos Santos decide se engajar na militância contra a LGBTfobia dentro do MST. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, em 2022 concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados. Com pouco mais de 31 mil votos, não se elegeu, mas conseguiu a primeira suplência à deputada federal pelo PT, do Distrito Federal.
Durante a semana, Ruth declarou a imprensa que sua expectativa “é recuperar os mecanismos que garantam a efetiva participação democrática da sociedade civil nos processos decisórios e de formulação das políticas de comunicação do nosso país, considerando a diversidade do povo brasileiro e seus diversos sujeitos, necessidades e demandas como um eixo estruturante“.
*Texto escrito sob a supervisão de Cleber Siqueira
Foto: Ruth Venceremos/Reprodução Instagram
Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.