Deus na vida de cada um de nós! 

Deus na vida de cada um de nós! 
Compartilhe este artigo

Por que será que as pessoas brigam, discutem e até organizam guerra em nome de Deus – “a chamada Guerra Santa”?

Por Cristina Angelini*

No mundo há cerca de oito bilhões de pessoas.

Agora, repare o número de seguidores só das religiões denominadas Abraâmicas, as monoteístas – creem em um único Deus – criador do Céu e da Terra- Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo. Eles creem no mesmo Deus de Abraão. A história de Abraão é vista como uma fonte de inspiração e ensinamentos para os fiéis dessas religiões.

O Cristianismo (Católica, Evangélicos, Anglicana e outras denominações) tem cerca de dois bilhões e 600 milhões de seguidores.

O Islamismo tem um bilhão e 900 milhões de fiéis.

E o Judaísmo reúne no mundo 14,7 milhões de seguidores.

Essas três religiões conseguem reunir pessoas em todo canto. São conhecidas como as “religiões do livro”. As orientações estão nos livros sagrados:

A Torah, seguida pelos judeus, conta a história de Abraão, da sua descendência e de Moisés. Abraão é considerado o pai do povo judeu, pois Deus o escolheu para ser o fundador da nação de Israel. – atenção – não confundir com a criação do Estado de Israel. O país se autodenominou um estado independente em 14 de maio de 1948 -.

Os judeus não acreditam em Jesus Cristo. Eles esperam o Salvador.

A Bíblia Cristã conta a história de Abraão, de Moisés e acrescenta o Novo Testamento, onde reconhece na figura de Jesus Cristo, o Salvador. Abraão é lembrado como um homem de fé, que foi escolhido por Deus para ser o pai espiritual de muitos povos, além dos judeus.

Os islâmicos seguem as orientações do Alcorão, texto que foi revelado em várias etapas pelo anjo Gabriel a Maomé, no século VII d.C.  No islamismo, Abraão é um importante profeta, a quem é atribuída a construção da Caaba – significa cubo em Árabe, é um edifício quadrado coberto por uma cortina de seda e algodão. Localizada em Meca, Arábia Saudita, é o santuário mais sagrado do islamismo. Abraão é considerado o patriarca de muitos povos, incluindo os árabes, e é mencionado várias vezes no Alcorão.

Feita aqui algumas explicações vamos refletir o que significa ter quase cinco bilhões de pessoas que praticam a fé (ou deveriam) no mesmo Deus. A essência é praticamente a mesma. E por que os cinco bilhões não conseguem envolver eles mesmos e mais os três bilhões e tornar esse mundo, pelo menos, mais humano?

O que falta: Fé, leitura dos livros sagrados, seguir as orientações, praticar a religião? Ou falta respeitar o próximo? E eu garanto para respeitar o outro basta ser humano.

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Foto: Matheus Bertelli/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui
, deve-se observar as regras propostas por eles.

Colunistas

Colunistas

Coluna semanal de nossos articulistas, sempre com temas variados sobre a diversidade e a luta contra o preconceito e as discriminações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *