Sesc MT cancela lançamento de livro com autor Drag Queen

Sesc MT cancela lançamento de livro com autor Drag Queen
Compartilhe este artigo

A artista tem recebido manifestações de apoio de várias partes do país. Desde entidades de combate a LGBTfobia à Câmara dos deputados, em Brasília, Câmara Municipal de Cuiabá e Assembleia Legislativa do estado do MT.

Uma nota de repúdio da Umanos Editora, de Cuiabá (MT) aponta discriminação do Sesc Arsenal. A empresa informa que o Sesc cancelou o lançamento de um livro que seria realizado no local, pelo fato de um dos autores ser uma Drag Queen.

O livro “Versa – Bardos em Linhas”, que seria lançado em 31 de agosto, reúne diversas poesias e foi escrito por 18 pessoas, entre elas a drag queen Nelly Winter. A artista afirma ter recebido uma mensagem de áudio informando sobre o cancelamento do evento, da parte de um representante do Sesc, assim que a entidade tomou ciência da presença dela.

Cores

As minhas cores trago no sangue,

desde muito cedo.

Com uma infância abafada,

pelo vermelho das separações e os azuis de uma criança inocente

sem saber o que significa todo aquele vermelho

que lhe escorria pela pele.

Com o tempo as cores foram mudando as tonalidades,

Tons de cinza se fizeram presentes em alguns dias, meses e,

talvez, anos inteiros.

Porém, a fé em dias de glória e

alegria nunca faltou.

Com cores e risos nos lábios,

superei cada desafio e obstáculos impostos pela vida,

ora por ser homem gay,

ora por ser um menino favelado

sem condições financeiras

para ter um melhor acesso ao conhecimento.

Hoje, tenho orgulho do homem que me tornei

e trago comigo um pouco de todas as cores

de pessoas que, ao longo dos anos,

me construíram com coisas boas ou não.

Mas trago comigo a experiência de um jovem aprendiz

que soube viver em um mundo onde não se pergunta:

“quem você é?!” antes de te bater.

A vida é feita de escolhas e consequências.

E você?

É feliz com as suas escolhas?

Nelly Winter, em Versa – Bardos em Linhas
Umanos Editora

A alegação do Sesc, segundo a Umanos, é a de que o cancelamento se deu em virtude do local não poder receber qualquer tipo de apresentação ou manifestação de artistas ligados à comunidade LGBTQIA+, assim como homem que se traveste de mulher, seja em nome da arte Drag ou da literatura, por se tratar de um ambiente conservador, bem como o público que lá frequenta.

A editora acredita que a literatura, enquanto expressão da arte, deve defender a liberdade e chamou o cancelamento de censura. No comunicado, a Umanos explica ainda que o Sesc agiu com discriminação, faltou com os valores humanos e exige respeito à diversidade. Abaixo, leia a nota na íntegra.

– Nota de repúdio –

A Umanos Editora manifesta repúdio ao ato de cancelamento do evento no qual seria  lançada a obra literária com o título “Versa – Bardos em Linhas”, escrita por 18 poetas, gênero poesia, por parte do SESC Arsenal, do sistema SESC Mato Grosso, pelo fato de uma das escritoras ser uma artista Drag Queen.

O repúdio a este ato se dá pelo fato de que a Literatura, enquanto expressão da arte, deverá sempre perpassar pela via da liberdade. A justificativa dada pela equipe da referida entidade foi a de que dentro do espaço público que possui, em Cuiabá, não pode ter apresentação ou manifestação de artistas ligados à comunidade LGBTBTQIA+, como homem que se traveste de mulher, seja em nome da arte Drag ou da literatura, com alegação de que o local se trata de um ambiente conservador, assim como  o público que lá frequenta.

Entendemos esse episódio como fato que caracteriza discriminação e preconceito, em nome de meras políticas organizacionais e não pautado em valores humanos. Nossa posição é contrária a LGBTfobia, portanto dizemos NÃO a essa postura e expressão. Entendemos que, assim como na literatura, há uma diversidade de gêneros, será preciso que haja o respeito à diversidade do gênero humano.

Cuiabá, 04 de agosto de 2022.

Leandro Doorneles, presidente da Umanos, ressaltou também que a editora vai disponibilizar apoio jurídico e psicológico à autora.

Nelly Winter registrou um boletim de ocorrência por injúria mediante preconceito. No documento, ela esclarece que as negociações para o evento duraram cerca de 90 dias. Em 3 de agosto, a editora enviou material de divulgação para conferência, informando ao Sesc sobre a presença drag queen entre os 18 autores da obra e que ela participaria do evento.

Logo após a recepção do material enviado pela editora, ainda conforme o registro na polícia, a responsável pelo evento enviou uma mensagem em áudio cancelando o lançamento do livro.

– Esclarecimento Sesc –

A redação do Viver Sem Preconceitos tentou contato com a comunicação do Sesc, mas ao ser transferido para outro número, não foi mais atendido. Posteriormente, em nota emitida no mesmo dia (05/08), o Sesc afirma que as acusações emitidas pela editora não condizem com a realidade, que o evento está mantido para 31 de agosto e que a entidade se posiciona contra qualquer tipo de preconceito. O comunicado relata ainda que o Sesc desconhece a existência do áudio que teria provocado a discriminação.

Foto: Nelly Winter/Divulgação Umanos Editora

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais

Curta, comente, compartilhe…

Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!

O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.

Cleber Siqueira

Cleber Siqueira

Jornalista, é autor do livro "Fernando, o menino sem dedos". Fundador e editor do Portal Viver Sem Preconceitos, tem pós-graduação em Sociopsicologia. Sua monografia, intitulada "Homossexualidade, o amor às chamas: um breve ensaio sobre o preconceito", faz uma análise entre a literatura específica e a vida real da população homossexual no início dos anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *