Paz e Justiça

O amor é o princípio que guia as ações para alcançar a paz através do respeito e da garantia dos direitos de todos
Por Cristina Angelini*
A paz é, de fato, fruto da Justiça? Ou essa frase é apenas uma ideia? Te convido a refletir sobre essa palavra tão falada e pouco “vivenciada”. Quando alguém diz pra você – Fica em paz. Tá tudo certo! Você pensa – Tô tranquilo e não há nada que posso fazer. Ou será que, ainda, devo tomar uma atitude? Mudar uma postura? Ou quem te disse falou para encerrar a conversa?
É comum ouvir as pessoas clamarem a Deus por Paz no mundo. Um desejo justo que beneficia a humanidade. Viver em paz é não ter guerras. Esse é o primeiro pensamento, mas é possível ter paz na miséria, na fome, no desemprego?
A Paz que vem da Justiça é um mundo melhor, onde todos são, de fato, chamados tratados como filhos de Deus. O amor é o princípio que guia as ações para alcançar a paz através do respeito e da garantia dos direitos de todos.
Dialogar com a família, amigos, colegas do trabalho, vizinhos sobre a importância da justiça social e educar as pessoas sobre os direitos humanos e a dignidade de cada indivíduo pode ajudar a criar uma sociedade mais justa e pacífica. Já pensou sobre isso?
Desenvolver e implementar políticas públicas que visem reduzir a desigualdade, a miséria, a fome e o desemprego. Isso inclui políticas de redistribuição de renda, acesso à educação de qualidade e saúde para todos. Tá aí um bom tema pra conversar com quem pede seu voto. Pense sobre o tema quando decidir entre os (as) vários (as) candidatos (as).
Garantir que os direitos de todos sejam respeitados é fundamental para a paz. Isso significa proteger as liberdades civis, promover a igualdade, de fato. A Paz é fruto da Justiça. Reflita sobre suas atitudes, iniciativas e verifique se você está fazendo a sua parte para construir, de fato, a Paz!
*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Cristina Angelini
Colunista VSP

Profissional com mais de 40 anos de experiência em comunicação, é mestre pela Faculdade Cásper Líbero e graduada em Jornalismo e Relações Públicas. Diretora do Canal Angelini no Youtube, entrevista líderes religiosos com foco na disseminação da cultura do encontro e da paz.
Foto: iStock/Pexels

Siga o Viver Sem Preconceitos nas Redes Sociais
![]()
![]()
![]()
Curta, comente, compartilhe…
Vamos fazer do mundo um lugar melhor para se viver,
um lugar com menos preconceitos!
O Portal Viver Sem Preconceitos autoriza a reprodução de seus conteúdos -total ou parcial- desde que citada a fonte e da notificação por escrito.
Para o uso de matérias e conteúdos de terceiros publicados aqui, deve-se observar as regras propostas por eles.