Entender para atender pessoas com deficiência

Entender para atender pessoas com deficiência
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A importância da conscientização para uma acessibilidade completa

Por Ciça Cordeiro*

O tema ‘pessoas com deficiência’ ainda é tabu para muita gente. É cultural. Por muito tempo as pessoas com deficiências foram ignoradas, não foram vistas, viviam escondidas. Os mais velhos vão lembrar de um tempo em que criança, que é sempre curiosa, sempre que via uma pessoa com deficiência questionava os pais que respondiam: – ‘Não olhe! Psiu!’ – Ou seja, a sociedade foi ensinada a não olhar, a não ver, a ignorar de fato.

Sempre começo meus treinamentos falando sobre isso, e todos concordam unânimes dizendo que não aprendemos o tema na escola e por isso estamos onde estamos.

Se acessibilidade é a possibilidade de qualquer pessoa, com ou sem deficiência, acessar um lugar, serviço, produto ou informação de maneira segura e autônoma, como eliminar essas barreiras se a sociedade não sabe lidar com o tema? Se a sociedade não está preparada para atender pessoas com deficiência?

Estou desde o início de agosto fazendo um trabalho que considero incrível, no Rio de Janeiro. Trata-se de treinamento para atendimento às pessoas com necessidade de assistência especial, que são, além das pessoas com deficiência, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com mobilidade reduzida – sobre acessibilidade atitudinal para colaboradores da SuperVia, empresa que cuida dos trens da cidade. Colaboradores que estão na ponta e lidam diariamente com esse público.

Serão ao todo mais de mil pessoas treinadas para atender pessoas com deficiência. Atender pessoas exige respeito. Como atender e respeitar aquilo que não se conhece?

O maior impacto aí é realmente o preconceito que todos temos. Diminuir o preconceito, o capacitismo e eliminar a discriminação é o caminho, e para isso acontecer – temos que falar sobre o tema.

O trabalho tem sido muito enriquecedor para mim. Esclarecer o tema de forma tão natural têm despertado o interesse das turmas pelo treinamento. Ouvir ao término de cada dia: ‘Uau! Não imaginava que o treinamento sobre esse tema seria tão fundamental assim. Seria para a vida toda. Vou levar para casa. Vou levar para a vida!’ – disse uma das pessoas que participou.

É fundamental que as pessoas saibam como atender pessoas com deficiência, isso tem tudo a ver com acessibilidade atitudinal. As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes. Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança, fique sempre por perto e nunca a deixe sozinha. Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências.

– Atenção aos detalhes! –

Para atender qualquer pessoa é preciso se atentar aos detalhes: Observar como a pessoa se comporta, a expressão de seu rosto, do seu corpo, para perceber se ela está se sentindo bem naquele local, se precisa de atendimento prioritário, ou de alguma ajuda.

Pessoas são diversas e tem necessidade diferentes, mesmo dentro do grupo de pessoas com deficiência é preciso atender a demanda individual de cada um, até mesmo pessoas com a mesma deficiência tem necessidades distintas.

Então não adianta você dizer “já atendi uma pessoa cega, já sei como é”, porque na verdade, você atendeu aquela “uma’ pessoa, e quando tiver a oportunidade de atender outra, pode ser que o jeito dela e a suas necessidades sejam completamente diferentes!

Por isso é legal entendermos, que não existe uma receita ou um manual para lidar com pessoas com deficiência, afinal de contas, não somos máquinas, somos pessoas!

É muito importante saber que nem toda deficiência é visível e que independente disto, toda a pessoa com deficiência tem direito à prioridade no atendimento. Está na lei 10.048/00 e é reforçada pela Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência) e tem por objetivo a promoção, em condições de igualdade, do exercício dos direitos e liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, por meio, principalmente, da inclusão social.

Três dicas de atitudes que são essenciais para promovermos a inclusão:

  • 1ª dica

Assumir o desconhecimento! Não saber lidar com as diferenças faz parte, quanto mais entrarmos nos relacionamentos com a humildade para aprender, mais acertamos!

  • 2ª dica

Inclusão se faz COM a pessoa! E não PARA a pessoa! A pessoa com deficiência é a melhor alternativa para tirar as nossas dúvidas! É para ela que vamos perguntar se precisa de alguma ajuda e como podemos ajudar! 

  • 3ª dica

Acredite nas possibilidades! As pessoas com deficiência podem fazer tudo que quiserem, desde que tenham os recursos que precisam para a sua produtividade. Na maior parte das vezes, os limites são impostos pela falta de cultura e atitude inclusiva e de acessibilidade.

Seja um agente dessa mudança!

*O texto produzido pelo autor não reflete, necessariamente, a opinião do Portal VSP

Ciça Cordeiro
Colunista VSP

Jornalista, consultora em diversidade e inclusão, gestora em cultura inclusiva, comunicação e eventos acessíveis. Palestrante, atua ainda com políticas públicas para pessoas com deficiência. É a coordenadora de comunicação e consultora em DE&I no Grupo Talento Incluir.

Foto: Inclusão se faz com a pessoa! E não para a pessoa/Divulgação

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